Tonterías, Baloney, Bêtise, Albernheit…

Uma das gratas surpresas culinárias que já aprendi aqui em Recife com uma colega de trabalho, Ângela: Pavousse, como o nome sugere, uma mistura de pavê e mousse. Bem fácil de fazer e fica uma delícia. A foto não ficou muito legal, pra variar, porque optei por destacar as camadas: creme, biscoito, creme, biscoito, creme, biscoito, recheio de bolo, mousse de chocolate de clara e raspas de chocolate.
wp-image-2018990197jpg.jpg
Ingredientes:
1 lata de leite condensado
A mesma medida de leite
1 lata de creme de leite sem soro
1 lata de recheio de bolo Moça (lata rosa)
(200g) de chocolate meio amargo derretido em banho-maria ou no microondas (expliquei nessa receita)
3 ovos
3 colheres de açúcar refinado
1 colher de sopa de maisena
1 pacote de biscoite maisena ou leite da Piriquê (a única razão da indicação da marca é que o biscoito é mais fininho, se não se importar com biscoito mais grosso – eu me importo! – use o que encontrar, ou não use caso não goste rs)
Leite para molhar os biscoitos
1 colher de café de essência de baunilha
Gotas de limão

Modo de Fazer:
Separe as claras das gemas. Coe as gemas (ou tire na mão aquela membrana dela)na panela que for preparar o creme. Junte o leite condensado, a maisena dissolvida na medida da lata de leite e a essência de baunilha. Leve ao fogo mexendo sem parar até ficar na consistência de um creme mais encorpado, quase desgrudando da panela.
No refratário que for utilizar, de preferência alto, distribua um camadas o creme e o biscoito umedecido no leite (cuidado para não deixar muito no leite para não quebrar, o ideal é molhar duas vezes cada lado). Termine com uma camada de biscoito e coloque o recheio do bolo. Como sugestão, pode-se substituir esse recheio pronto por ganache de nutella (como a dessa receita aqui) ou ainda, ao invés de colocar a última camada de biscoito colocar amanditas cortadas ou ainda, se preferir, com ou sem biscoitos, colocar o abacaxi como nessa receita. Enfim, dá pra variar ao gosto de cada um.
Por fim, bata as claras em neve, acrescente o açúcar e umas gotas de limão até ficar num ponto de suspiro. Acrescente o creme de leite sem soro e o chocolate derretido, misturar devagar na mão e finaliza a sobremesa. Como sugestão ainda, deixar uns dois quadradinhos do chocolate na freezer para ralar por cima para dar um toquinho final.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Nuvem de tags

%d blogueiros gostam disto: