Tonterías, Baloney, Bêtise, Albernheit…

O fim de semana foi inspirado e não fiz umas, mas 5 receitas😀
Rolou um jantar no sábado e um almoço no domingo e várias sobremesas, conto tudo agora.
Antes de mais nadam devo contar o sufoco que foi cozinha o jantar, faltou luz, só ficaram umas luzes de emergência no prédio, várias tomadas sem funcionar e a luz da cozinha nada de acender. Foi na base da lanterna do celular, uma experiência única😛

Jantar de Sábado:
A minha ideia foi fazer uma bruschetta, mas quem acabou executando o prato foi meu amigo “chef” convidado, Leo. Como disse, fiquei sem luz e me embananei toda com o tempo. Mesmo não tempo feito, colocarei a receita da bruschetta aqui😀
Ele fez da cabeça dele, mas a receita que peguei inicialmente foi essa daqui. Colocarei entre parenteses como ele fez.

imageBruschetta
Ingredientes:
1 pão tipo italiano fatiado
4 tomates sem sementes, cortados em cubos pequenos
Sal a gosto
Manjericão picado e pimenta-do-reino moída a gosto
1 colher (chá) de alho picado (ele não usou)
½ xícara (chá) de azeite
Queijo parmesão ralado a gosto (recomendo ralado na hora, fresquinho, tudo de bom!)
Modo de preparo:
Em uma assadeira, arrume as fatias de pão italiano e leve ao forno médio a 200°C por +/-
10 minutos ou até torrar levemente. Retire do forno e esfregue um dente de alho nas fatias de
pão. Reserve. (Ele não fez nada disso, ao invés, passou azeite em um dos lado do pão e selou numa frigideira. Pode-se selar ambos os lados, ou apenas um como ele fez, se preferir o pão mais fresquinho, ou fazer como nessa receita e levar ao forma, nesse caso, o pão ficará mais torradinho. De qualquer jeito para mim está ÓTIMO, amo muito tudo isso!)
Coloque em uma peneira 4 tomates sem sementes, cortados em cubos pequenos, tempere com sal a gosto e deixe nesta peneira por pelo menos 30 minutos. (Não foi colocado nem na peneira nem esperado esse tempo todo, cortou, temperou, montou).
Transfira o tomate para uma tigela, adicione manjericão picado e pimenta-do-reino moída a gosto, 1 colher (chá) de alho picado e ½ xícara (chá) de azeite, misture e sirva sobre as fatias de pão italiano e queijo parmesão ralado a gosto. (Como disse, não foi utilizado o alho, possivelmente eu teria colocado, porque amo! Fica a critério de cada um. Como disse ali em cima, ele cortou os tomates, colocou o manjericão, temperou, colocou a misturinha generosamente em cima do pão e ralou o parmesão em cima de tudo. Uma outra variação é levar ao forno – o qeu não foi feito – para derreter o queijo, masi uma fez, fica a critério de cada um).

Considerei umas 6 porções para essa receita.
Com base no cálculo feito pelo My Fitness Pal, depois que lancei todos os ingredientes, a tabela nutricional de cada porção ficou assim:
Calorias: 220
Gorduras (g): 12,8
Gorduras Saturadas (g): 2,3
Gorduras Trans (g): 0,1
Colesterol (mg): 10,3
Sódio (mg): 330,1
Potássio (mg): 116,8
Carboidratos (g): 20,6
Fibra (g): 2,8
Proteínas (g): 6,8
Vitamia A (%): 18,5
Vitamina C (%): 10,3
Cálcio (%): 1,3
Ferro (%): 1,3

O prato principal foi uma lasanha. Dessa vez, a receita foi tirada do programa de Rita Lobo na GNT. Vi, fiquei com água na boca e resolvi fazer.
3

Lasanha à bolonhesa clássica da Rita Lobo
Ingredientes:
250g de massa para lasanha pré-cozida
¾ de xícara (chá) de queijo parmesão ralado
1 porção de molho à bolonhesa
1 porção de molho branco

Molho à bolonhesa
Ingredientes:
500g de patinho moído
1 colher (sopa) de óleo de canola
2 colheres (sopa) de manteiga
½ cebola picada
2 cenoura grandes picadas
4 talos de salsão picado
1 xícara (chá) de leite
1 xícara (chá) de vinho branco seco
1 lata (400g) de tomates pelados com o líquido
1l de água
Noz-moscada ralada na hora
Sal e pimenta-do-reino moída na hora (a gosto)

Molho branco: béchamel
Ingredientes:
3 colheres (sopa) de manteiga
3 colheres (sopa) de farinha de trigo
1l de leite
1 pitada de noz-moscada ralada na hora
Sal e pimenta-do-reino moída na hora (a gosto)

Modo de preparo:
Molho à bolonhesa
Leve uma panela ao fogo médio, junte o óleo e a manteiga. Quando estiverem quentes, refogue a cebola, mexendo sempre, até ficar transparente. Adicione a cenoura e o salsão picados e refogue por mais 2 minutos, sem parar de mexer.
Junte a carne moída e misture com um garfo para soltar os pedaços. Tempere com sal e pimenta-do-reino e misture até que a carne perca a cor rosada. Acrescente o leite, misture e tempere com a noz-moscada. Deixe cozinhar até que o leite evapore completamente, mexendo de vez em quando.
Adicione o vinho branco, misture e deixe cozinhar até secar. Abaixe o fogo, junte o tomate pelado (com o líquido), misture e deixe cozinhar durante 3 horas, com a panela semiaberta, mexendo de vez em quando. O fogo deve ficar baixíssimo, caso contrário, o molho vai queimar e grudar no fundo da panela.
Quando o molho começar a secar, aqueça um litro de água em uma chaleira e regue-o com cerca de 1 xícara (chá). Quando o molho começar a secar novamente, aqueça a água mais uma vez e regue com mais uma xícara. Repita esse processo sempre que for preciso. No total, você vai usar cerca de 1 litro de água.

Molho branco: béchamel
Numa panela média, coloque a manteiga e leve ao fogo baixo. Quando derreter, acrescente a farinha de trigo e mexa por dois minutos com uma espátula de silicone ou colher de bambu, até ficar levemente dourado.
Retire a panela do fogo e, batendo com um fouet (batedor de arame) sem parar, vá acrescentando o leite. Mexa vigorosamente e volte a panela para o fogo.
Aumente o fogo para médio e continue mexendo, sem parar, até ferver. Abaixe o fogo, tempere com sal, pimenta-do-reino e noz-moscada. Deixe cozinhar por cerca de 12 minutos, mexendo de vez em quando, até engrossar um pouco (o molho deve ficar ainda líquido, pois vai hidratar a massa e engrossar durante o cozimento no forno).

Lasanha
Preaqueça o forno a 200ºC (temperatura média).
Quebre as folhas de massa, uma a uma, ao meio, formando dois quadrados (desta forma fica mais fácil cortar e servir a lasanha sem que ela despedace).
Num refratário de cerca de 30x20cm, faça uma camada de molho branco e coloque por cima um pouco de molho à bolonhesa (começar a montagem com eles, ajuda a hidratar a massa e evita que ela grude na travessa). Sobre os molhos, faça uma camada de massa, colocando os quadrados lado a lado até cobrir o fundo da travessa.
Sobre a primeira camada de massa, espalhe um pouco de molho à bolonhesa e regue com molho branco. Cubra com mais uma camada de massa e repita esta operação até chegar a cerca de 1 cm da borda do refratário, finalizando com uma camada de molho à bolonhesa e molho branco.
Polvilhe queijo parmesão ralado e leve para assar por 15 a 20 minutos, ou até que o topo fique dourado e o queijo, gratinado. Sirva a seguir. (Pela falta de luz, pela fome e tudo mais, a única coisa que não fiz foi deixar o molho bolonhesa cozinhando por 3 horas, quase duas talvez, mesmo assim ficou deli!!! Fora issom, segui a receita tal como indicada, sem alterações e/ou substituições).

Considerei umas 6 porções para essa receita.
Com base no cálculo feito pelo My Fitness Pal, depois que lancei todos os ingredientes, a tabela nutricional de cada porção ficou assim:
Calorias: 550
Gorduras (g): 19,8
Gorduras Saturadas (g): 10
Gorduras Poliinsaturadas (g): 0,6
Gorduras Monoinsaturados (g): 1,2
Gorduras Trans (g): 0,2
Colesterol (mg): 25,8
Sódio (mg): 514,2
Potássio (mg): 247,2
Carboidratos (g): 44
Fibra (g): 3,7
Açúcares (g): 0,3
Proteínas (g): 45,2
Vitamia A (%): 55,3
Vitamina C (%): 2,1
Cálcio (%): 27,2
Ferro (%): 2,5

Para sobremesa, estava inspirada e resolvi fazer 3😀5

Fiz o Cheesecake que já dei a receita aqui, a única alteração foi que dessa vez, ao invés de derreter a goiabada, utilizei uma goiabada cascão cremosa, não sabia, mas vieram uns pedacinho de goiaba. Ficou igualmente bom, ou melhor, para quem gosta dos pedaços da fruta. Porém, ficou bem mais prático sem mais uma etapa (de derreter da goiabada) na receita.

A segunda receita tirei daqui e provocou um contratempo na cozinha e duas recomendações:
1) Use uma forma de 20 cm MESMO, não achei, acabei usando a de 22cm e os biscoitos não ficaram tão encaixadinhos (nada que comprometa, só fica mais arrumadinho, bonitinho).
2) Derreta o chocolate em banho-maira MESMO. Fui inventar de usar o microondas e o resultado foi 600 g de chocolate branco queimado jogado no lixo:/ Com isso, acabou que ficou menos chocolate e não cobriu todo o biscoito da lateral.
Enfim, contratempo acontecem, só não pode desanimar, afinal, mesmo assim, ficou bem bom! Confesso que achei que ficaria bem doce, mas nem ficou.

4Mosaico de Chocolate
Ingredientes:
3 pacotes de biscoito negro recheado sabor baunilha OBS: retire o recheio dos biscoitos de 2 pacotes (infelizmente não achei nem o Negresco nem Oreo em dois lugares que fui, usei o Escureto mesmo)
250 g de chocolate meio amargo picado (peguei o chocolate errado na hora de derreter, acabei usando ao leite mesmo que era de outra receita ¬¬)
2 latas de creme de leite sem soro
600 g de chocolate branco picado
1 colher (sopa) de essência de baunilha
Manteiga para untar

Modo de preparo:
Numa fôrma de fundo removível (20 cm de diâmetro) untada, vá arrumando 1 pacote de biscoito negro recheado sabor baunilha no fundo da fôrma. Na lateral da fôrma arrume os biscoitos (sem recheio) e reserve alguns sem recheio para decorar a torta. Reserve.
Em banho-maria derreta 250 g de chocolate meio amargo picado com alata de creme de leite sem soro (reserve o restante do creme de leite). Reserve.
Num outro banho-maria derreta 600 g de chocolate branco picado com a lata de creme de leite sem soro e 1 colher (sopa) de essência de baunilha. Reserve.
Sobre os biscoitos (que estão na fôrma) acrescente metade do creme branco e leve à geladeira para endurecer (+/- 10 minutos).
Retire a fôrma da geladeira, acrescente todo o creme preto e leve a fôrma novamente à geladeira para endurecer (+/- 10 minutos).
Depois retire a fôrma da geladeira, coloque o restante do creme branco, cubra com biscoitos sem recheio e leve à geladeira. +/- 1 hora

Considerei umas 40 porções para essa receita porque apesar de pequena, ninguém come a porção como uma fatia de torta, só um edacinho mesmo.
Com base no cálculo feito pelo My Fitness Pal, depois que lancei todos os ingredientes, a tabela nutricional de cada porção ficou assim:
Calorias: 200
Gorduras (g): 11,8
Gorduras Saturadas (g): 6,1
Gorduras Monoinsaturados (g): 0,6
Colesterol (mg): 6,6
Sódio (mg): 51
Carboidratos (g): 19,2
Fibra (g): 0,8
Proteínas (g): 1,6

A terceira receita tirei daqui e, originalmente, leva coco ralado. Apesar de ter comprado, decidi não colocar e dar destaque maior ao abacaxi, por isso mesmo suprimi o coco do nome da receita😀

6Creme Gelado de Abacaxi
Ingredientes:
3 gemas
1 lata de leite condensado
1 lata de leite integral (use a lata de leite condensado como medida)
1 caixinha de creme de leite (se for usar o de latinha, tirar o soro)
1 colher de sopa de amido de milho
1 abacaxi cortado em cubinhos (uso a fruta mesmo)
4 colheres de sopa de açúcar (colheres cheias)
250 ml de creme de leite fresco + 3 colheres de sopa de açúcar de confeiteiro
Coco ralado à gosto (para decorar nossa sobremesa) (não usei)

Modo de Preparo:
Essa receita tem três etapas. A primeira delas consiste em preparar o creme base da nossa sobremesa. Depois, vamos fazer o abacaxi em calda e por último fazer um chantilly rápido.

Para o creme base:
Separe as gemas das claras. Nessa receita, usaremos apenas as gemas. Passe cada uma por uma peneira, para tirar a pele que geralmente deixa o cheiro do ovo nas receitas. Cuidado na hora de peneirar: não adianta esfregar a colher pra ir mais rápido senão a pele vai junto com a gema. Fure com um garfo e deixe ela escorrer.
Feito isso, em uma panela: misture o leite condensado, o creme de leite e as gemas. Antes de acrescentar o amido de milho, dissolva-o no leite, para não empelotar. Leve a panela ao fogo baixo e mecha até levantar fervura. Quando estiver em pontode mingau, reserve o creme.

Para o abacaxi em calda:
Corte o abacaxi em cubinhos e leve ao fogo baixo com o açúcar até formar uma caldinha. Esse processo leva ao todo uns 20 minutos. O abacaxi vai soltar um pouco de água e misturar com o açúcar. Nem preciso dizer que estou salivando só de lembrar desse sabor mágico… Reserve.

Para o chantilly rápido:
Fazer chantilly é bem fácil, galera. Apenas dois ingredientes. Mas, há duas dicas importantes: a primeira delas é deixar creme de leite, bowl para bater o creme e batedores na geladeira por 20 minutos; o segundo segredo é bater o creme de forma delicada, sempre na mesma direção. Nós queremos um chantilly mais ralo então não precisa bater até formar pico. Bata apenas a ponto de encorpar o creme de leite. Reserve.

Agora é hora de montar a nossa sobremesa, que é toda em camadas!

Espalhe em um refratário médio todo o creme base.
Por cima, delicadamente, acrescente o abacaxi em calda. Distribua de maneira uniforme.
Por último, é a vez do chantilly. Pra dar um toque ainda mais especial, vamos salpicar coco ralado por cima.
Se você quiser, pode colocar também uma farofa de suspiro, mas não exagere porque a sobremesa é bem doce (não achei bem doce, mas tudo bem). Finalize com nozes ou cerejas no centro e leve para gelar por, pelo menos, 6 horas – fica melhor ainda deixando de um dia pro outro.

Considerei umas 20 porções para essa receita.
Com base no cálculo feito pelo My Fitness Pal, depois que lancei todos os ingredientes, a tabela nutricional de cada porção ficou assim:
Calorias: 191
Gorduras (g): 9,2
Gorduras Saturadas (g): 5,3
Gorduras Monoinsaturados (g): 0,4
Colesterol (mg): 4,3
Sódio (mg): 43
Potássio (mg): 55,8
Carboidratos (g): 22,8
Fibra (g): 0,4
Açúcares (g): 2,2
Proteínas (g): 2,9
Vitamina C (%): 32,7
Cálcio (%): 9,3
Ferro (%): 0,9

Almoço de Domingo
Ficarei devendo a foto, esqueci de tirar:/ Mas é algo que todo mundo já viu e sabe como é: Estrogonofe! Peguei no site da Nestlé.

Estrogonofe de carne
4 colheres (sopa) de manteiga
1 quilo de carne em tiras finas (filé mignon, contra-filé ou, alcatra) (usei alcatra e me arrependi de não ter comprado os bifes prontos porque comprei uma peça inteira e descobri que não sei tratar carne😦 )
2 cebolas picadas
1/2 colher (sopa) de sal
1 pitada de pimenta-do-reino
1/2 xícara (chá) de conhaque (usei uísque porque era o que tinha em casa)
200 g de champignons em conserva fatiados
3 tomates , sem pele e sem semente, picados (confesso que foi com pele mesmo)
2 colheres (sopa) de catchup
1 colher (sopa) de mostarda
1 lata de creme de leite

Modo de Preparo:
Em uma frigideira grande, derreta três colheres (sopa) da manteiga, e doure a carne, aos poucos, em fogo alto, para não juntar suco. Reserve a carne, coloque na frigideira a manteiga restante e refogue a cebola. Junte a carne, tempere com o sal e a pimenta-do-reino. Despeje o conhaque, deixe aquecer e incline levemente a frigideira para que o conhaque incendeie (não consegui! virei a panela, caiu molho na boca do jogão, deve chama, mas fora da panela, paciência, foi sem flambar mesmo :/). Deixe flambar até acabar a chama e junte os champignons. Acrescente os tomates, o catchup e a mostarda e misture bem. Abaixe o fogo, tampe a panela e deixe por cerca de 5 minutos. Incorpore delicadamente o Creme de Leite NESTLÉ e retire do fogo antes de ferver. Sirva a seguir com arroz branco (integral, meu caso) e batata palha.

DICAS:
– Para que a carne fique macia e suculenta, ela deve ser preparada em fogo alto e aos poucos.
– Se preferir, substitua a carne pela mesma quantidade de filé de frango em tiras finas ou camarões limpos.
– Flambar é a técnica de incendiar os alimentos com bebidas alcoólicas. Desse modo, o álcool evapora e obtemos apenas o aroma da bebida usada.

Considerei umas 10 porções para essa receita.
Com base no cálculo feito pelo My Fitness Pal, depois que lancei todos os ingredientes, a tabela nutricional de cada porção ficou assim:
Calorias: 312
Gorduras (g): 18
Gorduras Saturadas (g): 9,7
Gorduras Monoinsaturados (g): 1,2
Colesterol (mg): 13,2
Sódio (mg): 107,1
Potássio (mg): 163
Carboidratos (g): 4,8
Fibra (g): 1,6
Açúcares (g): 0,2
Proteínas (g): 21,3
Vitamia A (%): 5,6
Vitamina C (%): 4,3
Cálcio (%): 0,7
Ferro (%): 2,2

As sobremesas do almoço foram as mesmas do jantar, porque, obviamente, sobrou um monte😀

Comentários em: "Orgia alimentar do fim de semana. Receitas, receitas e mais receitas!" (2)

  1. clara navarro disse:

    Bombou!!! Fiquei curiosa pra provar o bolo (mosaoco de chocolate) de Oreo/negresco/escureto !

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Nuvem de tags

%d blogueiros gostam disto: