Tonterías, Baloney, Bêtise, Albernheit…

Muffin de Pizza

Oie, gente!
Fazia tempo que não atualizava nada aqui, mas hoje decidi colocar os resultados do finde na cozinha.
Antes de mais nada, devo dizer que, infelizmente, não tempo o dom da finalização. Reconheço que as coisas que faço ficam mais gostosas (quando ficam rs) que bonitas😦 Lamentável já que comer, além do paladar, envolve olfato e visão, mas paciência, não deixo de fazer as coisas por isso e, se for o caso de quem chegou até aqui por conta de receitinhas, não deixe também😀 Quem já tem mais prática na cozinha e gosta de fazer e ver pratos bonitos, recomendo o de Tati do Panelaterapia😉
Bom, essa receita, a primeira que fiz, tirei do Portal Ibahia e, como não poderia deixar de ser, fiz algumas adaptações, colocarei meus parênteses quando for o caso.

Antes de mais nada, devo dizer que, se fosse hoje, tendo em vista “meu público” teria dobrado a receita, não deu para quem quis. Rendeu apenas uma assadeira (12 unidades) de cupcake muffin, sendo que senti que faltou massa para fazer a complementação que a receita menciona, resultado: uns maiores, outros menores:/

image

Ingredientes para a massa:
1 1/2 xícaras de farinha de trigo
2 colheres de sopa de açúcar
1/2 colher de chá de sal
2 colheres de chá de fermento em pó
1/3 xícara de óleo vegetal
1 ovo
1/3 xícara de leite + 2 colheres de sopa de leite (caso precise) (não precisei, mas também não sei ao certo se a medida ficou precisa porque meu medidor não tinha 1/3 de xícara, coloquei algo, ao meu ver, aproximado) (e sim, achei que tinha leite, não tinha, acabei usando Molico e deu super certo, só dissolver e pronto)
1 xícara de mini calabresas (aquelas calabresas fininhas, josefina, enroladinha, tem várias opções no mercado) (devo dizer que hoje teria tentato diferente ou picado a calabresa, mesmo sendo pequenininha ou colocado as rodelinhas depois de acomodada a primeira porção da massa, achei que ficou ruim para definir uma porçãozinha com as rodelas no meio, pode ser frescura minha também, fica só a título de observação mesmo)
1 xícara de mussarela ralada (usei as fatias que comprei mesmo, piquei miudinho)

Para o recheio:
75g de cream cheese (colocaria a porção de 150g logo toda, tenho tendência a exagero, tive de sair catando recheio dos primeiro para os que ficaram pro final)
1 1/2 colheres de sopa de molho de tomate
1 colher de chá de açúcar (hoje não colocaria ou reduziria o açúcar, pra mim ficou muito doce, já que na massa tinha açúcar também)
Opcional: sal e temperos em pó (tomilho, alho, salsinha, alecrim, etc)  (não usei nada disso, só coloquei por cima de tudo um pouco de orégano para dar a “cara” de pizza)

Ingredientes para a cobertura:
1 xícara de mussarela ralada
1 xícara de mini calabresas

Modo de Preparo:
Ligue seu forno em 200˚C. Unte sua forma de cupcakes muffins com manteiga e farinha. No caso desse cupcake muffin, usar as forminhas de papel pode fazer menos sujeira, mas te faz perder quase metade do bolinho quando for tirar do papel. O melhor é assar sem a forminha e, depois de pronto, colocá-lo nelas para servir aos convidados (foi assim que fiz e devo dizer que ficou ótimo colocando nas forminhas depois). Em uma tigela, misture a farinha, o açúcar, o sal e o fermento. Em outra tigela, misture o ovo batido, óleo e o leite. Misture os ingredientes molhados aos ingredientes secos. A massa deve ficar grudenta (não fica massinha de pão ou biscoito que desgruda da tigela, fica grudando em tudo mesmo, meio molhada ainda), então, se não ficar, acrescente as 2 colheres de sopa de leite a mais. Acrescente a mussarela e as mini calabresas.

Para o recheio, é só bater todos os ingredientes com um batedor de ovos. Coloque cerca de 1 colher de sopa da massa em cada cup muffin da forma de metal. Com o dedo, abra um pequeno buraco e despeje um pouco do recheio, uma colher de chá é suficiente (devo ter colocado mais, avisei!). Feche com mais um pouco de massa. Repita em todos os cups muffins. Asse por aproximadamente 18 minutos, ou até que um palito inserido no centro de cada um saia limpo. Retire do forno. Passe um pouco do recheio em cima e salpique queijo sobre cada um. Coloque 3 ou 4 mini calabresas em cima e leve ao forno novamente, na grade de cima, por mais 3 minutos ou até que o queijo derreta. (Eu não fiz esse último procedimento não, na verdade, depois que coloquei a segunda parte da massa, até onde deu, cobri com o queijo, as rodelas de calabresa e salpiquei orégano que podia ter colocado mais, inclusive. Quando tirei já estava tudo pronto. Talvez fiquei mais “arrumadinho” se fizer como na receita original, sou uma rebelde prática, dá nisso :P).

Sucesso essa receita, gostei muito! Fresquinhos são bem melhores, claro! Mas nada impede de comê-los frios ou dando aquela famosa esquentadinha.

Update:
Segundo esse blog aqui, isso seria um Muffin de Pizza e não um Cupcake, fez sentido pra mim🙂 Por isso a mudança do título e as correções na receita.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Nuvem de tags

%d blogueiros gostam disto: