Tonterías, Baloney, Bêtise, Albernheit…

Essa receita não terá fotinha porque ficaram bem parecido com os outros que fiz (lembrem-se, beleza não é meu forte ¬¬).

Dessa vez peguei a receita do Tudo Gostoso. Vocês podem dizer: “me poupe, Carla, republicando receita de outros sites…”, bom, já tive experiência de seguir receitas publicadas em livros/sites que não ficaram legais, só coloco aqui o que testei e aprovei, fazendo as minhas ressalvas nas receitas originais.

Ingredientes
Massa:

1 xícara de chocolate (melhor usar o chocolate em pó (Dois Frades etc) que achocolatado (Nescau etc))
1 xícara de leite (usei Molico dissolvido)
2 xícaras de açúcar
3 xícaras de farinha
3/4 xícara de óleo
1 colher de sopa de fermento
1 colher de chá de essência de baunilha (opcional) (usei)
2 ovos

Cobertura:

1 lata de leite condensado
2 colheres de sopa grandes de chocolate
1 colher de chá cheia de manteiga
Granulados coloridos ou de chocolate, metálicos, M&M e etc (opcional)

Modo de Preparo
Massa:

Em um recipiente coloque o chocolate, a farinha, o açúcar.
Depois acrescente aos poucos o leite (sempre misturando), o óleo, os ovos, a essência de baunilha (relembrando que é opcional) e o fermento.
A massa tem que ser um pouco mais grossa, pois, essa se faz sem a forma de alumínio, só a de papel (na verdade eu coloco na forma de papel apoiada na forma metálica própria para cupcake muffin. Não sei se foi isso que a pessoa quis dizer, mas achei melhor explicitar).
Despeje na forma de papel com uma concha pequena, entre 1,5 a 2 cm da forma, pois, o bolo irá crescer (usei um pegador de sorvete, mas pode ser uma concha de farinheira também. Quando coloquei a quantidade certinha, ficou ótimo, nos que caiu um pouco a mais, transbordou :/)
Coloque em uma forma, deixe-os distantes por 2 cm (como coloquei nessa formas metálicas próprias para cupcake muffin, não teve problema)
Logo após coloque-os no forno pré-aquecido em 130°C (no meu forno, isso significou fogo baixo. Devo dizer que tive um problema ao assar, a assadeira que ficou na parte de baixo mais próxima ao fogo ficou ótima, a que ficou na parte de cima, formou uma crosta na parte superior e ele afundou um pouquinho, ficou bom também, mas diferentes e mais crocantes, por assim dizer).

Cobertura:

Na panela junte a lata de leite condensado, a manteiga e o chocolate.
Em fogo médio, misture sem parar até desgrudar do fundo, depois aumente o fogo até engrossar mais, porém cuidado para não queimar.
Quando chegar ao ponto de brigadeiro coloque 1 colher de sopa de leite para amolecer um pouco. (não coloquei esse leite não, fiz como brigadeiro normal, ao final explico melhor…)

Decoração:

Depois de 30 a 40 minutos no forno (tudo depende de cada fogão), retire-os e passe a cobertura de brigadeiro nos bolinhos, decore com o que desejar e sirva.

Não fiz exatamente com cobertura de chocolate. Na verdade usei o brigadeiro como recheio. Fiz um buraco no meio dos cupcakes muffins, coloquei cereja (na verdade nesse caso apenas metade porque não havia suficiente) e completei com brigadeiro. Por fim, coloquei chantily (bati uma caixinha, tipo essa aqui que é bem simples de fazer e super gostosa) e enfeitei ou com cereja ou com bolinhas de chocolate (que era o que tinha).

Aproveitando o post, devo dizer que comprei umas coisinhas da China que, certamente, ajudarão no visual dos próximos bolinhos. Mais uma dica pra quem quiser: furadores para os buracos do recheio (vergonha de dizer como faço os meus… ok, vou dizer, uso aquele acessório de fazer bolinhas em frutas, ou seja, na verdade faço uma cratera😦 ) e uma seringa para fazer a cobertura (achei o máximo😀 porque o saco de confeiteiro e eu não possuímos uma boa relação).

 

Update:
Segundo esse blog aqui, isso seria um Muffin de Pizza e não um Cupcake, fez sentido pra mim🙂 Por isso a mudança do título e as correções na receita.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Nuvem de tags

%d blogueiros gostam disto: